Quem toma anticoncepcional tem período fértil?

Apesar de haver muitas outras utilidades para a pílula anticoncepcional (como reduzir a queda de cabelo, oleosidade da pele, riscos de doenças como cistos e miomas, sintomas da TPM, regular o ciclo menstrual entre outros), a principal função do anticoncepcional é a prevenção da gravidez indesejada. Para que a pílula anticoncepcional funcione da maneira correta e sem ocasionar efeitos colaterais na mulher, é necessário que ela faça o uso do medicamento da maneira adequada ou da forma recomendada pelo seu médico.

Mesmo quando a mulher está tomando a pílula anticoncepcional há algum tempo, ainda assim esta mulher menstrua todos os meses. Porém, isso não é referente ao “ninho” preparado pelo organismo dela para receber um bebê. A menstruação da mulher que utiliza pílulas anticoncepcionais é o resultado da privação hormonal sofrida por ela durante o intervalo entre uma cartela do medicamento e a outra. As mulheres que tomam a pílula anticoncepcional tendem a sentir menos cólicas no período menstrual e ter um período menstrual reduzido em relação a período em que não fazia uso da pílula.

Há mesmo um período fértil se eu tomo anticoncepcionaanticoncepcional l?

Uma dúvida freqüente entre as mulheres é se quem toma pílula anticoncepcional tem período fértil. E a resposta é não. Quem faz uso da anticoncepcional regularmente não tem período fértil. Isso porque a mulher que toma o medicamento não ovula, consequentemente, o óvulo não é liberado para a fecundação não havendo chance de gravidez.

Mas lembre-se: para que a eficácia da pílula anticoncepcional seja garantida é necessário fazer o uso correto do medicamento, tomar todos os dias, religiosamente no mesmo horário. Em caso de esquecimento de uma ou mais pílulas, vômito ou diarreia constante, a eficácia da pílula anticoncepcional está comprometida. Nesses casos, recomenda-se que a mulher faça o uso de preservativo durante as relações sexuais até o início da próxima cartela da pílula anticoncepcional.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

248 Comentários

  1. ELINE says:

    Minha preocupação é que a ginecologista me falou que no primeiro mês de uso da pilula pose ser que ocorra uma gravidez. Eu vinha usando preservativo,só não usei nesses dois dias ! Mas tem a questão dos meus ovarios serem policisticos. Corro esse risco de gravidez?

  2. ELINE says:

    Boa tarde! Ano passado,em outubro fui para ginecologista fazer retorno do pos parto. Ela me passou uma injeção anticoncepcional,com duração de 3 meses, e elsa também me passou uma ultrasson transvaginal,eu fiz e o medico me falou que meus ovários são policisticos. Em janeiro,retornei para ginecologista,e falei pra ela que não me dei com a injeção,pois senti muita colica e minha menstruação estava desregularizada. ela passou pilula cerazette. Mas eu perdi a receita e não lembrava o nome,tomei primera 30. Em Maio eu conversei com a recepcionista e ela explicou pra ela e ela passou a receita novamente. Comecei a tomar,eu esquecia direto,2 ou 3 comprimidos,ai já não tomava mais. A menstruação descia,dai eu falava,agora começo a tomar de novo e direitinho,esquecia novamente,e assim se passaram os meses. No mês passado eu comecei a tomar 3 dias depois da minha menstruação. Não estava esquecendo, comecei dia 16 de Outubro. Fui para ginecologista dia 31 de Outubro novamente,fiz citologia,quando vi que não tinha nada ,meu útero estava ótimo eu fiquei muito feliz e ela passou umas ultrassons novamente,de rotina. Aí tive relações do dia 31 e 1 de novembro,sem preservativos. Minha menstruação ainda não dewsceu,posso estar gravida?

  3. Rafaela says:

    Olá. Eu tomo Norestin (35 comprimidos) e esqueci de tomar por um dia, só lembrei no dia seguinte e tomei os 2 na hora habitual. Qual a chance de eu estar grávida?

  4. Carla says:

    Boa noite, já tomo Fertnon a algum tempo.
    Menstruei dia 07 de novembro ( semana passada), tomo corretamente a pilula.
    Fiz a pausa normal e voltei a tomar no dia certo…sendo que tive relação com ejaculação dentro após a segunda pilula.
    Corro o risco de engravidar?

  5. Natália says:

    Eu deixei atrasar dois comprimidos da segunda cartela de anticoncepcional, mas com menos de 12hrs de atraso, continuo protegida?

  6. Jessica says:

    Olá bom dia
    Eu tomo ciclo 21 mas nessa cartela depois da 4° pirula do ciclo eu fiquei 6 dias sem tomar, e no sexto comecei a sangrar e faz 10 dias q menstruei … É possível eu estar grávida ou só adiantamento da menstruação?

  7. Adnelia says:

    Olá boa tarde eu estava tomando anteconcepcional durante 5 meses de uso contínuo então essa mês esperei a cartela acabar pra mim começar a tomar o de 21 dias mas até agora a minha menstruação ainda não desceu desde o dia 26 de setembro sera que corro o risco de estar grávida ?ja fiz Um teste de farmácia e deu negativo mas não desceu ainda sinto cólicas enjoo dor de cabeça e cólicas sono sono fome

  8. Patricia says:

    Olá fazia um ano q eu n tomava anticoncepcional aí comesei a 11 dias sendo q fiz relação 5 dias após começar a tomar mas aconteceu q no terceiro dia eu esqueci e n tomei no outro dia os dois como indica a bula . E agora tem três dias q estou com colica e fiscada no pé da barriga e tanbem está vindo uma gosminha amarela clara.pode ser gravides?

  9. Amanda gomes gomes says:

    Boa noite! Meu remédio acabou dia 12 d setembro e era p minha menstruação vim dia 18 e ate agora nada….E eu esqueci de tomar meu remedio e tomei 3 comprimido d uma vez só será q tem possibilidade de eu estar grávida??

  10. Raquel says:

    Boa noite eu tomo ciclo 21 e gostaria de saber se atrasos ou adiantamentos ao tomar a pílula posso engravidar ? Mês de agosto eu tomei os comprimidos porem teve alguns dias tomei 20 mim do horário q eu tomo 23:00 e teve um dia q levei sete horas pra tomar ( acabei neste dia tomando 2 vezes) e dia 26 de agosto eu menstruei … Detalhe eu trazei 1 vz a cada semana de agosto e setembro comecei a ter sintomas de gravidez .. E possível q eu esteja grávida ou pode ser tpm?

Deixe um comentário