Sangramento de escape: o que é normal e o que não é

Durante o uso de um anticoncepcional, bem no meio da cartela, algumas mulheres apresentam um sangramento diferente. Ele não é intenso, vem se dores e as vezes apenas suja a calcinha. Este é o conhecimento sangramento de escape,  comum em algumas pessoas e previsto por todas as bulas de anticoncepcionais. Mas como assusta todas as mulheres, não custa nada falar sobre ele um pouco mais.

sangramento de escape

O que é o sangramento de escape?

sangramento de escape é um pequeno sangramento que ocorre no meio do ciclo, geralmente sem intensidade e que deixa a mulher desconfortável. Ele acontece quando há algo de errado com seu corpo. Por isso mesmo sendo comum, você deve procurar sinais de que algo possa estar errado quando ele surge, pois pode significar várias coisas.

Motivos pelos quais o sangramento de escape acontece

O mais comum dos motivos pelos quais o sangramento de escape acontece é quando o medicamento não está sendo forte o suficiente para a mulher. O anticoncepcional pode estar fornecendo pouco hormônio do que o corpo precisa e por isso o sangramento acontece.

Outro motivo comum pelo qual o sangramento de escape é quando você esquece de tomar o medicamento nos dias e horas corretos. Quando isso acontece, o seu corpo espera que venha mais hormônio e como ele não vem, subtende que a cartela acabou e deve sangrar. Contudo, não é um sangramento de assustar, apenas alguns dias que cessa quando você volta a tomar o medicamento de forma comum.

sangramento de escape

Os sinais de um sangramento de escape normal

sangramento de escape é considerado comum quando ele dura até cinco dias seguidos e quando tem uma cor clara. Ele é bem diferente de uma menstruação e geralmente não vem com dor. Pode se confundido com uma menstruação pela data, mas não deve deixar seu corpo inchado também e é bem comum. Mas caso ele esteja te assustando e seja frequente, o melhor é procurar um médico para mudar de medicamento.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

1.243 Comentários

  1. Oshima says:

    Olá, estou tendo um sangramento um pouco forte e escuro isso começou depous que parei o anticoncepcional perlutan. Isso é normal? Quanto pode durar???

  2. Eliane says:

    Tomo mesygina a 6 meses porém sempre tenho escapes fiz um Papanicolau que não deu nada mas isso acontece sempre ja nem sei quando é menstruação o médico disse q isso é normal e me passou um anti inflamatório porém ainda to com duvida isso é normal ?

  3. Gislaine says:

    Olá ! Uma dúvida nunca aconteceu eu tive minha bebê a 7 meses aí tomei anticoncepcional Natali por estar amamentando no 4 mês e meio mais ou menos parei com esse Natali por não ter mais leite materno.ai deixei um mês sem tomar nada veio uns quantos dias bora de café e parou depois logo tive denovo uns escape durante o mês ,aí agora dia 28/09 veio a mestruacao aí iniciei o Tâmisa 20 de 21 comprimidos e estou na 12 comprimidos e ainda estou mestruada é pouco suja o absorvente aí no 12 dias saio vermelho vivo o que será q está acontecendo alguém pode me ajudar? Já fui no Clinico geral me passou um medicamento p tomar ácido tranexamico. É uma ultrsom . Não fiz ainda a ultrsom.

  4. Aline says:

    Fiquei sem tomar o medicamento por dois dias no terceiro tomei os três,tive o escape por quatro dias, mais no quinto não veio durante o dia mais a noite quando fui ter relação sangrou muito.
    Ai quando parou começou a sai um líquido marrom sem cheiro sem dor,mais não para mesmo eu tomando o remédio certo até ela acaba.

  5. Vanessa says:

    Olá , eu estou tomando o anticoncepcional direto sem pausa a 6 meses para.nao mesntruar pq tenho muita enxaqueca, só que tomei o remédio parecido pq não tinha o meu tomo Tâmisa 20 e usei Primera 20, só que já tem 10 dias que estou com cólica e um pequeno sangramento que vai e volta.Ja fui na ginecologista ela disse que vai parar. Mais é muito incômodo , meus exames estão bons. O que faço . Obrigada

  6. Adriana says:

    Olá tomei anticoncepcional injetável tive relação sem preservativo e acabou ejaculando dentro mas tomei a pílula do dia D , minha menstruação veio em um dia de noite desceu um bolo , mas depois só faz pingar , devo está grávida

  7. heimily says:

    Oi bom dia eu tomo anticocepcional e esqueci dois comprimidos um no domingo e um na segunda so fui me dar conta na terça so que acabei tendo relação na sexta e tive um pouco de sangramento meio rosa não sei se foi porque misturou com a goza e ficou assim meu remédio foi acabar no sábado posso estar gravida

  8. Sabrina says:

    Olá tomava anticoncepcional no dia 20/08 teve um escape. No dia 26/08 tive relação.no dia 27/08 minha mestruação veio.ai n tomei mais anticoncepcional no dia 09/09 tive relação (sexo anal)desprotegida. Uma semana depois tive varios sintomas de gravidez. So que passou e fiquei sentindo colicas e seios doloridos posso estar gravida. Minha mestruação era inrregular antes do contraceptivo.tomei durante 5 anos.

  9. Carla says:

    Olá tive um pequeno sangramento sete dias antes de vir minha menstruação, a cor era mais clara que o normal e não senti dor, o que isto pode ser? minha menstruação ainda não veio mas também não esta atrasada.

    Me Ajudaaaa

  10. Luciana says:

    Tomei anticoncepcional por 5 dias! Sou ligada,tomei para não menstruar no dia 05/10 até 10/10..porém não consigo tomar isso. Eu parando agora vou sangrar? Sendo que menstruei dia 08/9 ..e depois corro o risco DE mentruar novamente dia 05/10 até 10/10 eu sangrando pelos próximos 5 dias??

  11. Elaine says:

    Tenho uma pergunta me ajuda por favor !!!!
    Tômei pela primeira vez anticoncepcional injetável dia 21/08
    Dia 06/09 fiz sexo e teve ejaculação dentro
    E ontem 09/09 também porém a noite desceu um pouco de sangue.
    Posso estar grávida ? O que houve ??

  12. Angela says:

    Ola começei a tomar anticoncepcional esse mes estou ja no dia 18, porem logo depois que a menstruaçao acabou logo em seguida começou o sangramento de escape e esta ate hoje … É normal esta a mais de 10 dia com sangramento de escape ?

  13. Giselly says:

    Emendei a cartela de anticoncepcional porem, tive um sangramento, por que isso aconteceu ?continuo tomando os comprimidos normalmente ?

  14. isabela says:

    olá, minha dúvida é a seguinte.
    É a primeira vez que começo a tomar anticoncepcional, é normal ocorrer sangramento de escape no primeiro mês da pilula ?

  15. Lop says:

    Boa tarde, a minha dúvida é a seguinte: transei sem preservativo no final de julho mas fazia uso de Ac menstruei na pausa normalmente, mês seguinte voltei a tomar p ac nos dias corretos, a menstruação veio mas em menor quantidade, voltei o ac e na pílula 16 tive escape e até p final da cartela (últimos 5 comprimidos).. nesta última semana fiz 3 testes de gravidez de farmácia 2 com a urina de qualquer hora do dia e 1 com a primeira urina, todos deram resultados negativos(usei 1gravtest e 2 confirme tira) em resumos ambos foram realizados 7/8 semana após a relação então não devo me preocupar certo? O escape deve ser efeito do contraceptivo?! Pq após 7/8 semanas já deveria dar resultado não? Não tive relação desde julho.
    Aguardo ansiosamente a sua análise.
    Desculpe o incomodo, mas estou angustiada, obrigada!!

  16. Luana says:

    Foi a minha primeira cartela do anticoncepcional, depois de uma semana tive relações sexuais sem proteção e tive que tomar a pilula do dia seguinte, quando deu a metade da cartela do anticoncepcional comecei a ter sangramentos. Estou em duvida em o que devo fazer em relação, pois dei pesquisadas e apareceu como sangramento de escape. Devo trocar o medicamento ?
    PS: Nunca fui em um ginecologista

  17. Eduarda Dias says:

    Comecei a tomar o selene no fim de janeiro… fazia o uso normalmente! Até q em abril a médica me indicou tomar ele sem pausa, pois estava com muitas espinhas e principalmente na época q estava pra descer, elas aumentavam mais… durante quase dois meses foi ok… porém em junho comecei a ter um escape… aí a médica me indicou parar, esperar descer e só na outra menstruação voltar a tomar… voltei a tomar agora menstruei normalmente, mas agora nos últimos dias q o sangramento vem mais amarronzado não para de vim uma espécie de sujeira marrom igual qdo foi do escape… oq fazer??

  18. Luana Rocha says:

    Olá, comecei a tomar elani 21 e mudei para o 28 ao final da cartela. Estou no 11º comprimido da segunda cartela do ciclo 28. Estou tendo sangramentos desde que comecei o ciclo 28. Tive relações desprotegidas, posso estar grávida?

  19. Juliana says:

    Olá, Bom dia.
    Uso anticoncepcional trimestral injetáviel, e estou tendo escape há 3 semanas, é normal?
    Posso engravidar nesse período?
    Desde já agradeço a atenção!

  20. Natasha Wruck de Aquino says:

    Olá, tomo Siblima à 8 anos, mês passado minha menstruação atrasou.
    A menstruação veio depois de 2 dias de atraso, e resolvi ficar um mês sem tomar o anticoncecional.
    Minha menstruação esse mês está atrasada á 7 dias, e estou tendo sangramento todas as manhãs, bem leve e escuro á uns 10 dias. Á dois dias atrás tive uma forte cólica. Fiz 2 testes de gravidez e deram negativos.
    O que devo fazer?

  21. Juliana says:

    Olá, Bom dia.
    Uso anticoncepcional trimestral injetável, e estou tendo escape há 3 semanas, é normal?
    Posso engravidar nesse período?
    Desde já agradeço a atenção!

  22. Graziele Louis says:

    Oii, tomo nactali 28 de uso contínuo, fiquei doente e tive tomar alguns remédio, nenhum era antibiótico, apenas para dores e vomito, bem, permanece usando meu anticoncepcional normalmente e minha menstruação desceu, achei que fosse por causa dos remédio. fiquei 5 dias, o normal para mim, uma semana depois voltei a menstruar e já faz 7 hoje (22/08), gostaria e saber o por que?! deveria trocar de remédio? ou continuo tomando o mesmo que vai parar? ou é sinal que meu metabolismo se adaptou com o remédio?

  23. Gabriela Passone Kieling says:

    tomo o anticoncepcional Stezza, ja estou na 2ª cartela, no comprimido 20 desceu um pouco de sangue, no comprido 21 eu esqueci de tomar mas tomei assim que acordei, o sangramento continua ate hoje (comprimido 23) , falta 1 comprimido pra minha cartela acabar e assim descer a menstruação, esse sangramento é escuro, só tive relações protegidas, eu vou menstruar no dia certo? Posso estar grávida?

  24. fran says:

    tenho ovário polísistico e tomo anticoncepcional desde os 15 anos, quando descobri. Hoje tenho 20, e nesses anos todos só tive sangramento de escape em um momento.
    Neste mês, faltando 6 comprimidos para acabar minha cartela tive sangramento, estou já no 4 dia, é bem leve, porém as vezes é um pouco mais forte, as vezes é rosado/avermelhado e ás vezes marrom, as vezes aguado as vezes melequento.
    Estou fazendo uma dieta de corte de carboidrato e também tomando em torno de 500ml de chá por dia, dentre os quais, canela, gengibre, verde, mulungu, anis estrelado e cavalinha.
    Será que pode ter alguma ligação?

  25. Deh says:

    Olá, por favor me tira uma dúvida. Eu tomei alexa durante 10 dias sendo o primeiro comprimido no primeiro dia da menstruação, apos os 10 dias (19/07) eu parei e 2 dias depois (30/07) tive um sangramento que durou 4 dias ( minha menstruação normal tem fluxo mais forte e dura 5 dias) dai em diante tive relações sexuais sem proteção (coito interrompido) e ate agora (22/08) não menstruei novamente. Posso ter engravidado? Faço um teste ou aguardo? Obrigada desde ja pela atenção.

  26. Gabriella says:

    Olá , comecei tomar allestra 20 pela primeira vez por indicação médica , minha menstruação em si já parou , mas ainda continua descendo um pouco isso é normal ?

  27. Márcia Portela says:

    Olá, comecei a tomar o anticoncepcional cerazette porém com 19 dias a menstruação veio com mtas cólicas, a gineco mandou suspender e no mesmo dia começar a tomar o elani 28 porém o sangramento contínuou e com fortes cólicas hoje faz 7 dias e continua td igual, contínuo a tomar o anticoncepcional

  28. Sara says:

    Tomei o Tess por quase um ano, em função do uso de outros medicamentos dei uma pausa de um mês e voltei. Quando voltei comprei um similar (prosopopil). E nisso minha menstruação não parou mais. Acabou o fluxo intenso e continuou uma sangramento escuro todos os dias… achei que poderia ser pela marca, depois de uns 15 dias comprei o Selene, o corrimento parou por uns 3 dias. Atrasei o remédio umas 8 horas e o sangramento voltou novamente. O que pode ser?
    Nesse tempo tive relações, porém com camisinha. Existe a possibilidade de ter dado algo errado na camisinha e o remédio não estar fazendo efeito??

  29. Dayane says:

    Olá! Tomo microvlar há quase 10 anos. Este mês tive um micro sangramento que durou um dia e meio bem no meio da cartela. Fiquei preocupada com a eficácia do remédio. Não manchava calcinhas, apenas quando ia me limpar é que via. Tive um a situação parecida há uns 3 anos atrás na mesma época da cartela. Fico muito receosa com medo de falha no metodo.

Deixe um comentário