Top 30 – Principais dúvidas sobre os anticoncepcionais orais

O  anticoncepcional oral é o método contraceptivo mais utilizado pelas mulheres. Mas, muitas delas são cheias de dúvidas sobre os efeitos colaterais, como usar, se podem tomar outro tipo de medicamento sem influenciar na eficácia da pílula, quando já poderá começar a ter relações sexuais sem camisinha, dentre tantos outros questionamentos.

Por esse motivo, resolvemos criar uma lista com 30 perguntas e respostas, esclarecendo as principais dúvidas sobre os anticoncepcionais orais.

1 – Qual o dia correto para começar a primeira cartela?

O melhor dia para começar a tomar a primeira cartela é no primeiro dia da menstruação, ou seja nas primeiras 24 horas do sangramento. Por exemplo, se você ficar menstruada por volta das 22 horas, nada de desespero se não tiver a cartela do anticoncepcional na mão, você poderá iniciar a cartela até as 22 horas do dia seguinte.

2 – Por que a primeira cartela deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação?

Iniciar a primeira cartela no primeiro dia da menstruação irá ajudar na regularidade do ciclo menstrual.

3- Que horas devo tomar a pílula anticoncepcional?

Você pode tomar a pílula anticoncepcional a qualquer hora do dia, o mais importante é escolher um horário no qual você possa tomar todos os dias. Isso irá evitar que você esqueça de tomar.
Algumas dicas para te ajudar a lembrar de tomar o anticoncepcional é deixá-lo em lugar visível; programar o alarme no celular e associar a ingestão da pílula com algum hábito diário, como escovar os dentes por exemplo.

4  – Tenho que tomar o anticoncepcional todo dia no mesmo horário?

Não necessariamente, mas para não haver esquecimentos e ter uma rotina segura, é aconselhável que você escolha um horário confortável e tome todos os dias no mesmo horário.

5 – Não pude começar a tomar a cartela no primeiro dia da menstruação, o que devo fazer?

Teoricamente, você pode iniciar  cartela em qualquer dia do ciclo, estando ou não menstruada. Mas, você precisa ter certeza que não está grávida e fica ciente de que iniciar a cartela em dia diferente do primeiro dia da menstruação, pode causar irregularidades no ciclo durante os primeiros meses.
Importante: Sempre use camisinha durante o uso da primeira cartela do anticoncepcional.

6 – O que faço se esquecer de tomar a pílula?

Você pode tomar a pílula esquecida até 12 horas após o horário de costume sem maiores problemas. O ideal é tomar assim que lembrar, mesmo que isso signifique tomar 2 pílulas juntas.
Continue tomando a cartela normalmente e durante, pelo menos, sete dias após o esquecimento, use camisinha em suas relações sexuais.

7 – Como tomar o anticoncepcional oral de 21 comprimidos?

Inicie a primeira pílula no primeiro dia da menstruação (primeiras 24 horas de sangramento). Escolha um horário confortável e durante os próximos 21 dias, tome uma pílula no mesmo horário. Assim que acabar as pílulas, dê uma pausa de 7 dias (ou seja, não tome anticoncepcional por sete dias).
Inicie a nova cartela no oitavo dia após o início da pausa. Por exemplo: tomei a última pílula numa quarta-feira, então devo começar a nova cartela na quinta-feira da semana seguinte.

8 – Como tomar o anticoncepcional oral de 24 comprimidos?

Inicie a primeira pílula no primeiro dia da menstruação (primeiras 24 horas de sangramento). Escolha um horário confortável e durante os próximos 24 dias, tome uma pílula no mesmo horário. Assim que acabar as pílulas, dê uma pausa de 4 dias (ou seja, não tome anticoncepcional por quatro dias).
Inicie a nova cartela no quinto dia após início a pausa. Por exemplo: tomei a última pílula numa quarta-feira, então devo começar a nova cartela na segunda-feira da semana seguinte.

9 – Como tomar o anticoncepcional oral de 28 comprimidos?

Inicie a primeira pílula no primeiro dia da menstruação (primeiras 24 horas de sangramento). Escolha um horário confortável e durante os próximos 28 dias. Os anticoncepcionais orais de 28 comprimidos não necessitam de pausa entre as cartelas, por isso, assim que uma cartela acabar, inicie outra imediatamente.

10 – Comecei a tomar a pílula anticoncepcional, quando posso ter relações sexuais sem camisinha?

Se nenhum anticoncepcional foi usado anteriormente, o ideal é que espere pelo menos até a 15 pílula da primeira cartela para ter relações sexuais desprotegidas.
Na troca de anticoncepcional, o ideal é esperar até o início da segunda cartela do novo anticoncepcional para ter relações desprotegidas

11 – Estou tomando anticoncepcional oral, quando será meu período fértil?

A pílula anticoncepcional inibi a ovulação feminina. Tomando a pílula todos os dias no mesmo horário não haverá ovulação, ou seja, quem toma anticoncepcional não tem período fértil.

12 –  Como funciona o anticoncepcional oral?

Os anticoncepcionais orais inibem a ovulação, alteram o endométrio uterino e o muco cervical, criando um ambiente desfavorável para a concepção.

13 – Posso manter relações sexuais durante a pausa? Estarei protegida de uma possível gravidez indesejada?

Sim. Tomando o anticoncepcional oral corretamente (todos os dias, no mesmo horário) você estará protegida durante todo o período, inclusive durante a pausa entre as cartelas.
Importante: É imprescindível que você inicie a nova cartela no dia correto.

14 – Dei a pausa e a menstruação não veio? Posso estar grávida?

 Se você tomou as pílulas corretamente não corre o risco de estar grávida. Diminuição do fluxo e até mesmo a ausência de menstruação durante a pausa é um efeito colateral esperado do uso de anticoncepcional.
Independente da menstruação, inicie a nova cartela no dia correto.

15 – Parei a cartela no meio, corro o risco de engravidar?

Sim. A partir do momento que você deixa de tomar o anticoncepcional, a inibição da ovulação deixa de ter efeito, com isso, você irá ovular e pode engravidar caso ocorra coito desprotegido, até sete dias antes de suspender o uso e após.

16 – Posso tomar as pílulas sem dar a pausa entre as cartelas?

Sim.  Alguma mulheres  podem desenvolver alguns sintomas como dor de cabeça, ansiedade, nervosismo, escapes, seis inchados e sensíveis, dor abdominal, inchaço na barriga, entre outros. Mas, a maioria das mulheres não apresentam nenhum problema e se sentem muito bem.
Enquanto tiver tomado as pílulas todos os dias, sem esquecer, estará protegida contra gravidez.

17 – Minha cartela acabou e tenho um evento (viagem), quero atrasar minha menstruação. Posso tomar alguns comprimidos de outra cartela?

Sim. Sem problemas. Ao terminar sua cartela, pode iniciar uma outra e tomar por quanto dias achar necessário .
Cuidado para não se confundir. Após tomar os comprimidos pelos dias desejados para atrasar a menstruação, dê a pausa correta, e inicie uma nova cartela completa.

18 – Minha menstruação desceu antes de acabar a cartela. Estou grávida?

Não. Se você esta tomando o anticoncepcional corretamente, não corre o risco de engravidar. Se ficou menstruada, não interrompa o uso do anticoncepcional, continue tomando normalmente.

19 – Estou com suspeita de gravidez. O anticoncepcional pode alterar o resultado do Beta-HCG?

Não. O uso de anticoncepcional não influencia nos resultados do exame de Beta-HCG, nem nos exames de farmácia.

20 – Quando devo trocar de anticoncepcional?

Se você se sente bem, não apresenta nenhum efeito colateral (escapes, irregularidades no ciclo, desconfortos, por exemplo), não há necessidade de trocar de anticoncepcional.

21 – Tive que trocar meu anticoncepcional, posso engravidar por causa dessa troca?

Sim. Existe o risco. Para não correr o risco de engravidar, o correto é usar camisinha durante o primeira cartela do novo anticoncepcional.

22 – Fiquei sem tomar anticoncepcional por alguns meses, como faço para voltar a tomar?

Será como da primeira vez. Você deve esperar sua menstruação e iniciar a cartela no primeiro dia (primeiras 24 horas de sangramento).

23 – Esqueci de tomar a pílula por dois dias. O que faço? Posso estar grávida?

Sim. Existe o risco de ocorrer uma gravidez.  A partir de 12 horas de esquecimento começa a haver risco de uma possível gravidez. Quanto maior o tempo de esquecimento, maior as chances de ocorrer uma gravidez.
Cada anticoncepcional tem uma dosagem hormonal diferente e por isso é importante ler a bula e saber o que fazer quando esquecer algum comprimido.
De maneira geral, quando esquecer de tomar  pílula por:
Um período de até 24 horas: tome pílula assim que lembrar e siga a cartela normalmente.
Um dia: tome as duas pílulas assim q lembrar, a esquecida e a do dia , siga a cartela normalmente e durante os próximos sete dias use camisinha nas relações sexuais.
Dois dias: tome 3 pílulas assim que lembrar, as duas esquecidas e a do dia. Siga tomando normalmente a cartela e durante os sete dias após o esquecimento use camisinha.
Observação importante: NUNCA pare a cartela, isso só irá aumentar as chances de ocorrer uma gravidez.

24 – Esqueci de tomar meu anticoncepcional e tomei a pílula do dia seguinte. Tem problema? O que faço?

Não tem problema. A pílula do dia seguinte só irá potencializar o efeito contraceptivo. Você deve continuar tomando seu anticoncepcional oral normalmente.

25 – Precisei tomar antibiótico. Corro o risco de engravidar?

Antibióticos interferem na eficácia do anticoncepcional. Por isso, quando precisar tomar antibiótico, você deve continuar tomando o anticoncepcional normalmente e durante o tratamento com antibióticos e até sete dias após, você deve utilizar camisinha em suas relações sexuais.

26 – Perdi um comprimido da cartela, o que faço?

Caso você perca um comprimido da cartela, deve seguir a cartela normalmente, no final dar a pausa e iniciar a nova cartela um dia antes. Ou seja, ao invés de dar a pausa de 7 dias, e iniciar a nova cartela no oitavo, dê a pausa de seis dias e inicie a cartela no sétimo dia.
Observação: A mesma estratégia deve ser usada caso você tome mais de um comprimido por engano, no mesmo dia.

27 – Posso engravidar mesmo tomando anticoncepcional?

A pílula é um dos métodos contraceptivos mais seguro. Mas, tem 1% de índice de falha, como indicado na bula. Além disso, pode ocorrer gravidez caso a mulher:
Esqueça de tomar um ou mais pílulas;
Faça uso de algum medicamento que interfira na eficácia contraceptiva do anticoncepcional;
Tenha episódios de vômito ou diarréia em até 4 horas após ingestão do comprimido.

28 –  Estou com suspeita de gravidez. Quando posso fazer o exame?

Para ter um resultado seguro, espere até 20 dias após a relação sem proteção ou suspeita para relaxar o exame. Caso sua menstruação atrase, espere até 5 dias de atraso para fazer o exame.

29 – Esqueci de iniciar a cartela no dia correto. O que eu faço?

Inicie a cartela assim que lembrar e use camisinha durante os sete primeiros dias, pelo menos, após o inicio da nova cartela.

30 – É normal ter escapes (pequenos sangramentos) tomando anticoncepcional?

Sim. Escape, assim como outros sintomas descritos na bula, é um efeito colateral da medicação, que costuma ocorrer durante os primeiros meses de uso do anticoncepcional, fase em que o organismo está se adaptando a medicação.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

8 Comentários

  1. Dayana says:

    E sobre os injetáveis? Gostaria de saber mais sobre eles, principalmente sobre os ativos acetato de medroxiprogesterona e o cipionato de estradiol. Pesquisei nesse site http://cyclofemina.com.br que tem informações como a bula mas gostaria de saber mais sobre a injeção. Vocês tem algum post sobre ela? Aguardo resposta!

  2. Dilene says:

    Eu queria tira uma dúvida minhapirula ciclo21 acabou numa quinta aí eu teve relação no domingo.E ele gozou lá dentro 2 vezes ! Mas hoje segunda feira desceu minha mistruaçao posso tá grávida ou nao

  3. Natalia says:

    comecei a tomar o anticoncepcional depois d uma semana tive relaçao sem preservativo corro risco d engravidar? É como funciona a pausa da cartela. É sempre que eu começa uma cartela tem que ser no mesmo dia que comecei a última cartela ??

  4. Daniela says:

    Tomar anticoncepcional injetável pode melhorar a endometriose? Gostaria de saber mais sobre uma específica, a Cyclofemina. Achei até um site com a bula (http://cyclofemina.com.br/), mas gostaria de saber melhor sobre os benefícios dela. Vocês tem algum artigo sobre isso?

  5. Tatiane says:

    Lisana eu tomava o anticoncepcional todos os dias a noite (19:10) horas Fiz a pausa e iniciei no 8 dia a nova cartela porém estou tomando de manhã (6:00) horas. Essa mudança interfere na eficácia contraceptiva?

  6. Lorena says:

    Tomo cerazette habitualmente as 22h, esqueci de tomar um dia, tomei assim que lembrei as 9:40 da manhã, porem no dia anterior tomei as 20h( e não as 22 como de costume) e mantive relação sem proteção 3 dias depois, no caso ontem, corro risco de engravidar ou não? Devo tomar a pilula do dia seguinte??

  7. Marcela says:

    Esquecer de tomar o anticoncepcional um mês e ter relacao desprotegida qual a porcentagens de esta grávida ?

  8. Oi.. Tomei o ciclo 21 por 4 meses, perei em janeiro deste ano devido a alergia… Agr dia 30/03/17 vai fazer 2 meses q parei… Tive relações desprotegidas e ocorreu ejaculações… Minha menstruaçao esta atrasa a 21 dias.. Durante 3 dias so veio uma borrinha marrom, e agr estou com o bico dos meus seios doendo, sinto dificuldades ao me agachar, e estou tendo enjoos ao comer chocolate… Posso estar gravida???

Deixe um comentário