Vantagens e desvantagens dos anticoncepcionais injetáveis

O anticoncepcional injetável é um dos métodos contraceptivos mais populares no Brasil. Ele pode ser composto ou de apenas um hormônio, sendo no geral duplo. Caso jamais tenha usado o medicamento, o dia para começar é o primeiro dia de menstruação. Se estiver na metade do ciclo, espere o próximo sangramento. Assim que usa o remédio já está protegida, desde que a sua aplicação tenha sido na data correta.

Vantagens dos anticoncepcionais injetáveis

– se tomada no dia correto, terá proteção contra gravidez. O ideal é se manter protegido no primeiro ciclo com camisinha também.

– Não é preciso levar consigo em viagens ou lembrar todos os dias do horário do medicamento. O esquecimento é um dos principais motivos de gravidez não programada mesmo usando o ciclo. Atrasos de até 12 horas comprometem o ciclo.

– A proteção de longo prazo é ainda um diferencial na sua proteção. Diversas versões do medicamento são de duração de 90 dias, e durante todo este período você está protegida. Enquanto para anticoncepcional em comprimido se você suspender o uso na primeira cartela ou abandonar na metade, vai engravidar e vai ter escapes constantes. Os médicos costumam brincar que este método é um dos métodos contra esquecimento. Se você é do tipo que esquece a cartela quando dorme fora de casa, não consegue lembrar do horário sempre e outros problemas comuns, o ideal é mesmo a versão injetável do medicamento.

Desvantagens dos anticoncepcionais injetáveis

– A principal desvantagem do anticoncepcional injetável é não proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis, as DST. Na verdade, com exceção da camisinha, nenhum dos outros métodos previne contra a gravidez e isso é um dos enormes riscos. Para quem tem mais de um parceiro sexual, o mais indicado é continuar usando a camisinha durante as relações. Acaba se tornando uma proteção dupla, mais seguro.

– Há quem engorde mais com este método. Isso porque a injeção é de dosagem única, seja de duração de 30 ou 90 dias. Uma quantidade de hormônio alta circulando no corpo aumenta as chances de retenção de líquido, aumentando o peso das mulheres. É pSeringas de injeçãoreciso avaliar para com seu médico se este é o mais indicado de acordo com seu histórico de ganho e perda de peso.

– os casos de sangramento escape são mais comuns que em outros métodos. Mas há quem não sinta nada, então é bem relativo. Todo anticoncepcional pode causar efeitos colaterais e isso varia de mulher para mulher. Para saber se há efeitos ou não, infelizmente, é só usando o medicamento. Infelizmente não tem como saber se você vai ter um escape ou não, mas é mais comum.

– atrasos no sangramento são comuns. O sangramento de pausa é bem mais firme na data em quem usa a versão em comprimido que na injetável. Os atrasos são bem constante, e isso causa uma dor de cabeça tremenda nas mulheres pela tensão de uma possível gravidez. O mais comum é atrasar e não adiantar. Atrasos superiores a 11 dias, o melhor mesmo é fazer um teste de gravidez, se possível o sanguíneo, pois o de farmácia não é dos mais seguros.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

Sem comentários

  1. Júlia says:

    Tomo anticoncepcional desde março. E agora em junho minha menstruação está atrasada ja a 4 dias. E agora está vindo uma sujeira, e estou sentindo muita cólica. Queria saber se isso é normal ou não.

Deixe um comentário